Musiartes

Musicalização Infantil

A educação musical na infância pretende desenvolver na criança uma atitude positiva para a música e procura capacitá-la para expressar e captar sentimentos de beleza da criação artística.

Resumidamente, a musicalização contribuirá fortemente para os seguintes aspectos: socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora; percepção espacial, raciocínio lógico e matemático e estética.

Autoestima
É por meio da música e do processo de criação, em que a música é apropriada, adaptada e alterada de múltiplas maneiras, que a criança se torna criadora e se sente autora, e assim se satisfaz, o que é positivo para o desenvolvimento da auto-estima.

Criatividade
A presença da arte na educação torna a criança mais capaz de criar, inventar e reinventar o mundo à sua volta. Devemos considerar que a criatividade é essencial, pois a criança criativa raciocina melhor, tem mais facilidade para inventar meios para resolver problemas e dificuldades. E isso é fundamental em um mundo em que a tecnologia busca soluções cada vez mais elaboradas para seus problemas.

Sentido estético
Por meio da música, que tem seus próprios valores estéticos, acaba sendo resgatado o verdadeiro sentido do belo. Para motivar o consumo, muitas vezes a mídia influencia negativamente o senso estético, especialmente nas crianças.

Ética
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do sentido estético acaba sendo acompanhado do desenvolvimento do sentido ético, ou seja, de uma escolha mais correta do que realmente pode ser bom, bonito e útil para as pessoas.

METODOLOGIA

A metodologia proposta para a educação musical infantil será baseada na aprendizagem sistemática dos quatro pilares que constituem uma Canção, sendo estes: MELODIA, RITMO, HARMONIA E POESIA. Estes quatro elementos serão trabalhados de forma lúdica, através de brincadeiras direcionadas aos objetivos específicos de ensino, visando cativar os alunos e alunas e propiciando uma maior interação entre o grupo.

A aula será constituída de forma linear, sendo parte fixa – uma vez demonstrada a importância da repetição pedagógica para o aprendizado infantil – e parte diversificada a cada aula, a fim de instigar a curiosidade do aluno para a aula.

Professor: Gustavo Kraemer


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